Escolha uma Página

A fogueira acesa pelos Beatles se espalhou, seus reflexos chegaram aos Estados Unidos, na primeira metade dos anos 1960. Uma leva de bandas começa a se formar, de costa a costa. A música, para essa geração, era uma força unificadora. As cidades tinham seus representantes, com estilos próprios. O Jefferson Airplane nasceu em San Francisco, em 1965. A banda tinha como integrantes Marty Balin (vocais), Paul Kantner (guitarra), Jorma Kaukonen (guitarra) e Jack Casady (baixo). Completava a banda Signe Toly Anderson (vocais) e o baterista Ir Spence.

A banda assinou contrato com a RCA Records no fim do ano de 1965. A RCA tinha em seu catálogo de artistas, nada menos que Elvis Presley. As gravações do álbum de estréia da banda, Takes Off, começam ainda no fim do ano e o disco foi lançado em agosto de 1966. O Jefferson Airplane lembrava os Beatles e os Byrds, mas tinha sua própria identidade. A viagem nas letras sofreu intervenção da produção, nesse primeiro álbum.

O Jefferson Airplane foi lentamente conquistando seu espaço. Na jornada, Spence deixa a banda, seguido por Anderson, que ficou grávida. No seu lugar, entra Grace Slick, finalizando a formação clássica do Jefferson Airplane. O disco Takes Off conseguiu um modesto Nº 128, na parada da Billboard. Meses depois, o Jefferson Airplane subiria alguns degraus e se tornaria uma das melhores bandas de rock da cena americana.

 

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This