Como tirar o melhor som da sua guitarra? Uma pergunta muito comum entre os guitarristas que estão estudando é como tocar rápido, como fazer fraseados em velocidade, tocando muitas notas limpas. Poderíamos dizer que a resposta é a prática, só o tempo pode trazer essa velocidade. Praticando um pouco, todos os dias, acaba chegando lá.
Mas pode ser que quando adquirir essa velocidade, você não queira mais saber dela, ou seja, vai começar a dar valor em outras coisas, como o timbre, a nota colocada no lugar certo, o som que sai do amplificador, que é característica de cada um, com sua forma de tocar.
Cada instrumento tem um som característico, que é a combinação da madeira, construção, ferragens, parte elétrica, cordas e outros componentes que influenciam no som da guitarra. Todos esses elementos que compõem a guitarra, somados ao músico que executa, ou seja, a forma com que esse músico toca é que vai definir o som.
Pegue dois instrumentos da mesma marca, mesma série e ligue em um amplificador. Vai notar que existe diferença entre o som de um e de outro. Se der para dois músicos diferentes tocarem o mesmo instrumento, vai notar também que cada um tem um som diferente. É o feeling do músico que ajuda a construir esse som característico.
Uma boa forma de descobrir o seu som, é tocar sem efeitos, tirando o som puro do instrumento. Melhor ainda, tocar desligado do amplificador. Eddie Van Halen, em seus melhores dias, quando questionado sobre como conseguia aquele som, dizia que praticava sempre com a guitarra desligada do amplificador.
Um bom instrumento ajuda muito mas bons guitarristas, usando instrumentos considerados ruins podem fazer um som de boa qualidade. Um exemplo disso é o Seasick Steve, que fez uma guitarra usando um cabo de enxada no braço e algumas sucatas do seu galpão. Olhando para essa guitarra, a primeira impressão que temos é que não é possível tocar nela, de tão bizarra. O vídeo está no youtube para quem quiser ver.