Escolha uma Página

Mau Contato ou Ruído Com o Cabo Conectado

Um problema que muitos músicos enfrentam é com relação à conexão do cabo P10 com o instrumento, através do jack da guitarra. Muitas vezes o cabo fica frouxo, não dá contato, produz um ruído alto ou se solta em plena execução. Normalmente trocando o jack o problema desaparece.

Em primeiro lugar, um macete velho conhecido dos músicos é passar o cabo em volta da extremidade da correia. O caso fica preso e não pendurado no jack da guitarra (foto abaixo). Após passar o cabo em volta da correia onde ela se conecta ao corpo, conecte o cabo no jack. Isso dá mais segurança ao músico com relação a cabo embaraçado, pisadas ou choques. Essa precaução poupa o cabo, evitando que quebre ou se solte com facilidade.

Passando o cabo em volta do prendedor de correia

Outra coisa que é bom observar é com relação a qualidade do cabo e do próprio jack. Quando o cabo é ruim o melhor é substituir por um cabo de qualidade. O cabo é um acessório relativamente barato que dá mais segurança para o músico durante a execução.

Com relação ao jack da guitarra, é uma pecinha bem barata, então vale a pena comprar a melhor disponível no mercado. Essa peça se desgasta com o tempo, afrouxa ou quebra e precisa ter trocada eventualmente.

Desmontando  e Trocando o Jack da Guitarra

A troca do jack é relativamente simples, não requerendo maiores habilidades. Normalmente ele é preso por dois parafusos. Tanto na Strato, onde e preso na parte frontal do corpo em uma peça metálica. Essa peça tem um rebaixo anatômico (Strato) ou então na lateral do corpo, em outros modelos como a Les Paul, onde também é fixado por dois parafusos. Alguns modelos de guitarra dão acesso ao jack por dentro do escudo. Em qualquer dos casos, é só soltar alguns parafusos para ter acesso ao circuito do instrumento.

Trocando o jack da guitarra tipo Les Paul

Soltando esses dois parafusos, poderá puxar toda a peça para fora, ainda ligada aos fios da parte elétrica do instrumento e verificar o seu estado. Pode ser que o mal contato seja apenas por conta do grampo que prende a cabeça do plug P10. Nesse caso, é só empurrar o grampo para o centro da peça novamente para que ele volte a segurar o plug.

Pode ocorrer desgaste na sapata do jack, ou então, oxidação ou desgaste dos encaixes. Nos dois casos, o problema pode ser resolvido trocando o jack da guitarra.

Com a nova peça na mão, poderá comparar com a que está soldada no instrumento. Veja como foi feita a solda. As extremidades são as mesmas, mudando o design de uma peça para a outra mas a ligação é semelhante na maioria dos modelos.

Trocando o jack da guitarra tipo strato: rebaixo anatômico

Solte a porca que enrosca a peça no suporte, normalmente tem uma arruela junto. Veja como está preso para fazer igual na nova peça. Soltando o jack do suporte, prenda a nova peça no suporte da mesma maneira que a peça velha, enroscando a porca com a arruela e prendendo bem a peça. Pode precisar de um pequeno alicate para travar a rosca.

Soldando o Jack da Guitarra

Em seguida, com o ferro e solda quente, solte uma das extremidades do antigo jack e solde na nova peça. Fazendo a mesma coisa com a outra extremidade. Use solda de boa qualidade e um sugador, se for necessário para que não fique excessos na soldagem. O excesso de solda pode provocar ruídos e mal contato ao conectar o cabo.

Jack da guitarra soldado aos fios

Vale lembrar que uma solda bem feita é importante para um áudio de qualidade. É necessário que se limpe as extremidades a serem soldadas, que devem estar livres de oxidação, lubrificantes ou poeira. Se for necessário, use uma pequena lixa na extremidade do jack para um melhor contato da solda com o metal. Use o fluxo para soldar. O fluxo é um líquido ou pasta que é passado na peça para que a solda tenha boa aderência naquele local.

A troca do jack da guitarra é muito simples e rápida, não toma mais que alguns minutos. Parafuse então a nova peça no local e teste o som. É comum vermos músicos mexendo com o cabo de um lado para outro, quando está conectado ao jack para testar se ele está produzindo ruídos. Essa prática desgasta a peça, o cabo normalmente é uma peça mais pesada e pode danificar o jack.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This