Cavalete Descolado e Tampo Estufado

Um dos problemas mais comuns em instrumentos usados ou antigos é o estufamento do tampo. Ele é provocado pela ação das cordas sobre o cavalete e tampo do violão. O cavalete é a peça que amarra as cordas ao tampo da maioria dos instrumentos de cordas.

Com o envelhecimento da cola, cordas, armazenamento inadequado e fatores climáticos, o cavalete descolar do tampo. O descolamento do cavalete pode soltar também lascas de seu instrumento, requerendo um reparo na madeira do tampo.

O reparo do cavalete e tampo do violão deve ser feito por profissional especializado. Dependendo da qualidade do seu instrumento, de preferência, por um luthier com ampla experiência nesse tipo de reparo.

Cavalete e tampo do violão

Normalmente é feita uma limpeza para retirada dos resíduos da cola antiga. Dependendo da qualidade e estado do cavalete e tampo do violão, ele precisa ser colado com cola adequada. Em alguns casos, é necessário parafusar o cavalete ao tampo, para uma melhor estabilidade do conjunto.

Ainda assim, o tampo pode levantar pela ação das cordas de alta tensão. Isso pode ocorrer também com o uso de cordas inadequadas, como cordas de aço para violão folk em modelos clássicos feitos para cordas de nylon. Observe seu instrumento e experimente uma corda que proporcionará uma ação suave e ao mesmo tempo firme, sem forçar o conjunto do cavalete e tampo do violão.

Afine seu instrumento sempre no diapasão. Hoje em dia existem inúmeras marcas e modelos de afinadores eletrônicos, bem acessíveis, no mercado.

Peça reforço para o cavalete e tampo do violão

Corretor de Cavalete

O cavalete levantado com conseqüente estufamento do tampo pode também ser corrigido com a instalação do corretor de cavalete (foto). O corretor é uma peça regulável, parafusada ao cavalete, por dentro do corpo do instrumento. Essa peça deve ser instalada por profissional qualificado, com experiência no ramo. O reparo com a aplicação do corretor de cavalete irá estabilizar o conjunto e manter cavalete e tampo do violão nivelados e firmes.

Possibilita a correção do estufamento do tampo na maioria dos casos. Corrige o ângulo de ataque das cordas no braço, com conseqüente melhora da ação e entonação do seu violão.

Corretor de cavalete e tampo do violão instalado

Acorde Lutheria

A Acorde Lutheria, empresa especializada em manutenção e reparos de instrumentos de cordas e eletrônicos para instrumentos musicais. Possui uma equipe técnica qualificada, tendo à sua frente o renomado luthier Pedro Doca, que também é músico. Doca tem ampla experiência na área da música e reparos de instrumentos musicais. A Acorde faz a manutenção da maioria das marcas consolidadas de instrumentos musicais nacionais e importados. É também autorizada das marcas importadas mais renomadas da indústria de guitarras, baixos e violões.

 

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This