Cuidados

O cuidado com as guitarras e baixos não é uma questão de zelo e sim de tocabilidade. Instrumento sujo deteriora e oxida mais rapidamente que um instrumento bem cuidado. Os cuidados com a limpeza e armazenamento são importantes para manutenção da qualidade do som. Cordas oxidam com mais facilidade em instrumentos sujos. Vejamos como fazer a limpeza e polimento de seu instrumento de corda.

Limpeza e polimento de guitarrasLembramos que guitarras e baixos são sensíveis ao clima e umidade, então se ainda não tem, providencie um case rígido para seu instrumento. Bags e soft cases são práticos mas não protegem o suficiente contra batidas, quedas, umidade e variação climática.

Trastes

Atenção deve ser dada aos trastes e à escala. O uso de cordas velhas causa deterioração dos trastes da guitarra ou baixo. Com o tempo o desgaste dos trastes causa trastejamentos em áreas específicas da escala, principalmente na região mais utilizada. Limpeza, troca de cordas e regulagens periódicas em seu instrumento devem ser executados por profissional de lutheria, evitando deformações no braço e desgastes excessivos.

Para aqueles que tem alguma habilidade manual e gostam de cuidar pessoalmente do instrumento, seguem algumas dicas para limpeza e polimento de seu baixo, guitarra ou violão.

Kit para limpeza de guitarras e baixos

Preparação

Primeiramente, apoie sua guitarra em uma base segura, forrada com um pano macio para não arranhar a pintura durante a limpeza e polimento. O braço deve ficar apoiado pelo meio, para não forçar a estrutura.

Retire as cordas velhas, desentorte e enrole a corda uma a uma e deixe de lado. Verifique se há algum componente mal fixado ou solto, isso inclui tarraxas, pestana, trastes, captadores, chaves, escudo e prendedores de correias.

Substitua parafusos oxidados e recoloque se estiver faltando algum. Componentes soltos, principalmente da parte elétrica poderão provocar mau contato e rompimento na fiação. Verifique também se o jack está seguro e prendendo o cabo P10 sem folgas. Leia nossa matéria sobre a manutenção do jack aqui no site. O jack é um dos componentes que mais apresentam problemas na parte elétrica de guitarras e baixos.

Limpeza de Guitarras

Vários produtos podem ser usados para limpeza, incluindo ceras automotivas e massa para polimento. Existem kits de várias marcas importadas com nomes como Guitar Cleaner, Guitar Polish, Maintenance Kit e outros. Todos podem ser substituídos pela massa para polimento usada por lanterneiros para finalizar o acabamento da pintura automotiva. Comece passando a cera ou massa branca para polimento em todo o instrumento, incluindo partes metálicas, pintura, escala e principalmente, os trastes. Use um pano limpo e macio, como malha de camisetas ou flanelas.

Kit da Dunlop para limpeza de guitarras e baixos

Esfregue a massa nas partes mais escuras dos metais e onde tiver sujeira acumulada, nos cantos. Use um cotonete ou pincel para acessar os cantos mais difíceis. Com o pano sempre umedecido pela massa, esfregue o necessário. Essa esfregação, além de retirar a sujeira, irá tampar os poros e frestas, deixando a superfície mais lisa, tanto nos metais quanto na madeira.

Polimento

Após alguns minutos, com um pano novo, limpo e seco, comece o polimento, esfregando cada parte da madeira, sintéticos e metais, dando brilho. Esfregue cada traste individualmente, vai notar que o traste mudou de cor e ficou como novo. Essa sujeira e escurecimento dos trastes, provocam oxidação com consequente perda do brilho no som das cordas. Com o tempo, as cordas poderão romper a camada de revestimento, naquele ponto de contato com o traste oxidado.

Instrumento limpo e polido, aplique óleo de limão na escala, para hidratação. Nas lojas de instrumentos musicais é possível encontrar o óleo de limão da Dunlop. Sites específicos que vendem material para luthiers também tem esse produto. Faça uma rápida pesquisa para localizar o produto procurado.

Recoloque as cordas, prendendo de forma adequada na tarraxa. Afine e verifique a entonação. Seu instrumento agora está limpo e produzirá um som brilhante. Vai notar a diferença até na ação, em virtude da limpeza dos trastes.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This