Bandas Pioneiras do Heavy Metal

O Heavy Metal surgiu na virada dos anos 1970. A década se inicia com Paul McCartney anunciando que estava deixando os Beatles. Um tanque de oxigênio da Apollo 13 explode, abortando a missão espacial, com a famosa frase “Houston, temos um problema”. O The Who apresenta sua ópera rock Tommy no Metropolitan Opera House de New York e o caça F14 Tomcat faz seu vôo inicial. Surgia uma nova leva de hippies, segundo alguns, melhorada, inspirada na paz e no amor. O festival de Woodstock já era uma lenda em 1970.

Paralelamente surgiam bandas como o Grand Funk Railroad, em Michigan. O power trio liderado por Mark Farner, com visual de índio americano e um som enérgico. Jimi Hendrix lançava o seu Band of Gypsies e surgia um som docinho demais, que tocava nas rádios o dia inteiro: a banda Bread, do melódico David Gates.

Mas não estamos aqui para falar de doçuras e amenidades. Estava nascendo em 1970 um som bem mais pesado, com temas mais sombrios.  Um dos marcos do nascimento do Heavy Metal foi o disco do Black Sabbath. Um som mais pesado começava a ser produzido, por várias bandas. As lojas de discos na primeira metade dos anos 1970 eram galerias de arte com música.

Foto do Black Sabbath

Black Sabbath

Alguns autores dizem que não haveria Heavy Metal sem o Black Sabbath. Ou que o estilo não seria tão impactante. O sucesso dos dois primeiros discos do Black Sabbath se deve à contribuição da banda na criação do Heavy Metal. O som pesado, com riffs repetidos no volume máximo. Impressionou muito o panorama do início dos anos 1970, com seus temas obscuros, nadando contra a corrente da filosofia hippie. Foi uma ideia forte que deu certo.

A banda de Birmingham, Inglaterra, era formada por Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward. Eram influenciados, inicialmente,pela cena britânica de blues, temperada por bandas como o Cream, John Mayall e seus Bluesbreakers e o Led Zeppelin. Segundo a banda, o nome surgiu depois que Geezer Butler, fã de filmes de terror, disse que viu uma figura escura ao lado de sua cama, durante a noite. Surgiu a música Black Sabbath, com letra de Ozzy, que posteriormente se transformaria no nome da banda, que até então se chamava Earth.

O Black Sabbath se transformaria, nos anos seguintes, em um dos maiores ícones do rock pesado. Em sua temática obscura, o caos social, a vida após a morte e o sobrenatural. As multidões lotavam seus shows  e a banda vendeu quase 75 milhões de discos, durante sua carreira.

O Heavy Metal do Uriah Heep

Uriah Heep

Muitos podem questionar, se o Uriah Heep  é uma banda de Heavy Metal. Talvez pelo fato do som da banda ser mais melódico.  Harmonias vocais e melodias trabalhadas foram algumas das características mais marcantes do som do Uriah Heep. Na verdade, muitos consideram o Uriah Heep uma banda de Hard Rock.

O que não dá pra entender, é que apesar de excelentes discos, e do fato de ter surgido na mesma época que seus concorrentes, como o Led Zeppelin, Deep Purple e o Black Sabbath, o Uriah Heep não teve tanto sucesso. Talvez pelo fato da banda não emplacar nos Estados Unidos. Da formação original, que gravou clássicos, como Look At Yourself (1971),  Demons and Wizards (1972) e Sweet Freedom (1973) só resta o guitarrista Mick Box.

Uriah Heep tem uma sequência de discos bons, que vale a pena ter na coleção. Entre eles:  The Magician’s Birthday (1972), Uriah Heep Live (1973) e Return To Fantasy (1976). Os discos da fase de David Byron nos vocais tem uma qualidade extra. Byron saiu da banda em 1976 e faleceu em 1985. Com todo respeito aos fãs, mas o Uriah Heep sem Byron soa completamente diferente, parece outra banda.

O Heavy Metal do Deep Purple

Deep Purple

O livro Guiness listou o Deep Purple no início dos anos 1970 como o grupo mais barulhento do mundo. Passaram pela banda figuras lendárias como o guitarrista Ritchie Blackmore e o vocalista David Coverdale (Whitesnake). A banda inglesa conseguiu algum sucesso com a versão de Kentucky Woman, de Neil Diamond, em 1968. Posteriormente recebeu Ian Gillan nos vocais. Gillan havia cantado em Jesus Christ Superstar. Com Gillan nos vocais, a banda gravou na pedra seu nome na história do rock.

In Rock e Fireball são dois discos clássicos, do início da fase áurea do Deep Purple. O álbum Machine Head chega ao Top 10 nos Estados Unidos e amplifica o sucesso do Deep Purple. Torna-se sucesso em vários países da Europa, Japão e Austrália. Machine Head vendeu quase 2 milhões de cópias. No total, Deep Purple vendeu quase 15 milhões de discos.

Gillan saiu da banda em 1973, sendo substituído por David Coverdale, que gravou com o Deep Purple os álbuns Burn, Stormbringer e Come Taste The Band. Coverdale entraria para o hall da fama nos anos 1980, com o Whitesnake. Ritchie Blackmore também sai da banda em 1975, sendo substituído pelo finado Tommy Bolin. Dessa formação (Coverdale e Bolin) saiu o disco Come Taste The Band.

Houve uma tentativa de reunião, com o vocalista original Evans, no início dos anos 1980. Esse Deep Purple cover tocou no circuito de bares de West Coast. Ritchie Blackmore e Roger Glover entraram na justiça e recuperaram o nome. Em seguida, a banda ressurgiu, com outro disco clássico: Perfect Strangers.

Led Zeppelin e Heavy Metal

Led Zeppelin

Riffs pesados de blues, volume estrondoso e arranjos desordenados. Essa fórmula colocou o Led Zeppelin como a banda mais influente e mais bem sucedida do Heavy Metal.  Mas a distorção e a aparente desordem dos arranjos era intencional e muito bem estudada, pelo guitarrista Jimmy Page. A banda vendeu quase 100 milhões de discos nos Estados Unidos.

O nome Led Zeppelin teria sido sugerido por Keith Moon, finado baterista do The Who. A banda excursionou pelos Estados Unidos em 1969, abrindo shows para o Vanilla Fudge. O primeiro álbum chegou ao Top 10 da Billboard em apenas dois meses. Em 1973 o Led Zeppelin quebra recordes de bilheterias, em sua excursão pelos EUA. Em 1974 nasce a gravadora do grupo, a Swan Song, cujo primeiro lançamento foi o mágico Physical Graffiti. Esse disco, como outros, vendeu 4 milhões de cópias.

Robert Plant sofre um acidente de carro em 1975, diminuindo sensivelmente suas atividades, a partir de então. O álbum Presence é lançado em 1976, outro sucesso que também vendeu 4 milhões de cópias. A morte de John Bonham em 1980 marca o início do fim.

Plágio

O Led Zeppelin sofreu e ainda sofre processos por plágio. O último processo foi movido pelo cantor e compositor de Folk, Jake Holmes. Holmes reinvindica a música “Dazed and Confused”. Afirma que Jimmy Page toca sua música desde a época em que era guitarrista do Yardbirds. A música aparece no álbum de estreia do Led Zeppelin,  sem os devidos créditos, no ano de 1969.

Na lista de supostos plágios, estão músicas como “Baby I’m Gonna Leave You”, reinvindicada por Anne Bredon e “Whole Lotta Love”, extraída de um blues de Willie Dixon, cujo nome é “You Need Love”. Fechando a lista, “Stairway to Heaven” teria sido feita a partir da música “Taurus” do Spirit. Curiosamente, o Spirit abriu shows do Led Zeppelin em turnês nos Estados Unidos.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This