Essencialmente Bons

Guitarristas essenciais são aqueles que criaram estilos ou influenciaram de maneira severa toda uma geração de músicos. Apresentamos abaixo, 3 desses guitarristas, pedras angulares dentro do contexto do rock’n’roll.

Guitarristas – Jeff Beck

Depois de substituir Eric Clapton no Yardbirds, o guitarrista inglês Jeff Beck formou sua primeira banda. The Jeff Beck Group. Gravou os clássicos Truth (1968) e Beck Ola (1969). Alguns anos depois entrou em uma fase fusion onde a mistura de ritmos e estilos o levou a produzir pérolas dos anos 70. Entre elas estão Blow By Blow (1975), Wired (1976) e Jeff Beck With The Jam Hammer Group Live (1977), sem dúvida a fase mais relevante de sua carreira. Jeff Beck experimentou muitos estilos musicais antes que esses fossem rotulados, como o Heavy Metal e o Fusion. É um dos guitarristas essenciais que influenciou e ainda influencia milhares de músicos ao redor do mundo. Jeff Beck não usa palheta, toca com os dedos sua Fender Stratocaster mas usou durante muitos anos uma Gibson Les Paul.

Para quem ainda não se aclimatou ao poder de seus licks, veja a apresentação de pouco mais de uma hora e meia: Live At Ronnie Scott’s, no Youtube.

Jeff Beck ao vivo no Ronnie Scott's

Guitarristas – Roy Buchanan

O guitarrista americano Roy Buchanan apresenta uma simplicidade crescente em suas frases. Atinge um clímax em um determinado momento, explodindo em emoção e arrebatamento. Por volta de 1969, depois da morte de Brian Jones, Roy foi chamado pelos Stones para substituí-lo e recusou o convite. Seu primeiro disco foi gravado em 1972: Roy Buchanan, seguido de Second Álbum (1973). Dispensou a participação de John Lennon em seu terceiro disco “That’s What I’m Here For”. Lennon encontrava-se no estúdio e se ofereceu, por ser admirador do estilo de Roy.

No álbum ao vivo “Livestock” sua Fender Telecaster batizada por ele mesmo de “Nancy”chega ao clímax. Sua aura cresce ainda mais, sendo admirado por muitos guitarristas e músicos de todo o mundo. Roy dizia que era ele quem determinava as metas para o seu sucesso. Quem podia dizer que era bem sucedido ou não era o seu coração. Roy é uma lenda da guitarra, desconhecida do grande público. Teve um fim trágico como outros, mais conhecidos que ele. Quem ouviu sabe do que se trata, quem ainda não ouviu ouça. Existem vários vídeos de apresentações ao vivo de Roy no Youtube, para nossa felicidade.

Entre os guitarristas essenciais, está Roy Buchanan e sua "Nancy"

Guitarristas – Duane Allman

O carisma do guitarrista da banda americana Allman Brothers  – Duane Allman, pode ser sentido nas gravações que deixou em seus poucos anos produtivos. Infelizmente ficaram poucos registros das apresentações ao vivo desse ícone do slide guitar em vídeo. No início, tocava com seu irmão Greg Allman em bailes na região de Daytona Beach com The Allman Joys. Posteriormente encontrou Butch Trucks, Dickey Betts e Berry Oakley, de volta à Flórida. Enquanto sua fama crescia como músico de estúdio, chamou de volta seu irmão Greg e o Allman Brothers estava pronto para a estrada.

O primeiro disco “The Allman Brothers Band”, de 1969 levou a banda para a sua primeira turnê nacional. A reputação a partir daí cresceu. Seguiram outras gravações incluindo o disco ao vivo “The Allman Brothers Live At Fillmore East”, clássico da banda. Duane gravou com nomes como Wilson Picket, Eric Clapton (Layla), Aretha Franklin e outros. A estrada do Allman Brothers foi subitamente interrompida pela morte de Duane em um acidente de moto em 1971.

Duane Allman e sua Gibson Les Paul

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This