As Guitarras Preferidas dos Guitarristas

Nesse post, você conhecerá as guitarras mais usadas no mundo, por guitarristas de vários estilos musicais. Desde que foi inventada, na primeira metade do século passado, a guitarra passou por inúmeras transformações. A partir da década de 1930, os construtores chegaram ao desenho da guitarra elétrica de corpo sólido, como a conhecemos hoje.

Entre esses construtores, Leo Fender, criador da Fender Stratocaster se destaca pela genialidade de seu design. Suas guitarras e baixos de corpo sólido se transformariam em verdadeiros fenômenos de popularidade. A partir da década de 1950, seriam adotadas pela grande maioria dos guitarristas, não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo.

Marcas, como a Gibson e a Rickenbacker, entram no mercado também a partir dos anos 1950. São seguidas por muitas outras, que não tiveram tanta popularidade na época. Muitas se tornaram marcas consolidadas a partir dos anos 1960, com a explosão das bandas de rock inglesas e americanas.

Guitarra Fender Stratocaster

Fender Stratocaster

Sem dúvida, o modelo mais popular e vendido do mundo, a Fender Stratocaster ganhou a atenção dos músicos ao longo dos anos. Sua história se mistura com a história do rock, sendo usada desde o início por vários guitarristas.  O modelo foi lançado em 1954, assinada por Leo Fender e George Fullerton. Sofreu poucas modificações desde o seu lançamento. O desenho original ainda é reeditado, nos dias de hoje. Design de sucesso, com recorte para acesso às notas mais agudas da escala e rebaixo anatômico que facilita a ação.

Originalmente com corpo feito de Ash e braço de Maple, duas madeiras muito usadas para construção de guitarras. Posteriormente, a Fender começou a usar Alder no corpo, substituindo o Ash. A Strato merece o título de guitarra mais popular de todos os tempos. É um sonho de consumo, não só de guitarristas, mas de fãs da música. Preferida de muitos guitar heroes, como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Jeff Beck .

Guitarra Fender Telecaster

Fender Telecaster

A Fender Telecaster, originalmente produzida em  1949, com o nome de Broadcaster. Bola na rede, produzida por Leo Fender, foi lançada comercialmente em 1950. Considerada a primeira guitarra de corpo sólido com apelo comercial para se tornar um sucesso de vendas. Feita com corpo em Alder e braço e escala em Maple. Possuia dois captadores de bobina simples (single coil) e chave de 3 posições. Essa chave permitia selecionar cada um dos captadores individualmene ou mixar os dois, na posição central. Entre os guitarristas que fizeram história empunhando uma Fender Telecaster está David Gilmour (Pink Floyd), Keith Richards (Rolling Stones) e Roy Buchanam.

Guitarra Gibson Les Paul

Gibson Les Paul

Muitos atribuem o design da guitarra sólida da Gibson ao guitarrista Les Paul. Talvez porque tenha sido lançada com o seu nome. O fato é que Les Paul era o garoto propaganda do lançamento na época. Deu alguns toques, para melhorar a guitarra, mas o design não é de sua autoria. A Gibson já trabalhava no projeto há bastante tempo. Foi finalmente lançado em 1952 o modelo Goldtop. A Gibson já fabricava modelos acústicos e a guitarra de corpo sólido foi uma resposta ao lançamento da Fender Broadcaster. Inúmeros modelos se seguiram ao seu lançamento, como a Custom, Júnior, Special, Standard e SG. Uma lista interminável de guitarristas de rock e outros estilos usaram e usam os modelos da Gibson. Entre esses guitarristas, estão Jimmy Page (Led Zeppelin), George Harrison (Beatles), Bob Marley, Mark Knopfler  e Robert Fripp (King Crimson).

Guitarra Rickenbacker 325

Rickenbacker

Embora já tivesse um know how de décadas, a Rickenbacker só se tornou um sucesso de vendas, quando John Lennon apareceu empunhando o modelo 325, no início da carreira dos Beatles. Depois do fim da banda, Paul McCartney adotou o baixo Rickenbacker 4001, em suas apresentações com o Wings.  As bandas inglesas dos anos 1960 gostavam dos modelos da Rickenbacker. Muitos achavam que a marca era inglesa, mas na verdade foi levada para a Europa por F.C. Hall, antigo distribuidor de instrumentos de Leo Fender. A Rickenbacker existe desde 1931, quando foi fundada por Adolph Rickenbacker, com sede na Califórnia.  Entre os muitos músicos que usaram e usam os modelos da Rickenbacker, estão Chris Squire (Yes), Geddy Lee (Rush), Mike Rutherford (Genesis) e Tom Petty.

Guitarra Ibanez

Ibanez

A Ibanez ficou conhecida como uma marca japonesa que produzia instrumentos de ótima qualidade, quando as preferidas eram as guitarras americanas. Muitos acham que a marca é relativamente nova, mas é uma das fábricas mais antigas do mundo! Sua história começou em Nagoya, no Japão, antes de 1908. Nos anos 1920, a empresa importava os violões do espanhol Salvador Ibanez e os vendia no Japão. Nos anos 1960, a marca produzia réplicas dos modelos americanos da Fender, Gibson e outras. A empresa cresceu durante os anos 1970, quando as marcas americanas perderam qualidade, especialmente durante a era disco.

O resultado é que as cópias japonesas começaram a impressionar pela qualidade. Nessa época a Fender era administrada pela CBS, com significativo aumento da produção. Os americanos começaram a consumir as guitarras japonesas, considerando o preço e a qualidade. Bandas como Grateful Dead, Kiss e George Benson, passaram a usar as Ibanez no palco. A marca ganha nome e começa então a lançar seus designs exclusivos. Em muitos aspectos, superou as marcas americanas, especialmente no acabamento. Grandes guitarristas como Joe Satriani e Steve Vai passam a endossar as guitarras da Ibanez, a partir dos anos 1990, consolidando a marca.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This