A Fabricação das Guitarras Gibson Les Paul

As guitarras Gibson Les Paul foram lançadas ainda nos anos 50 e são muito usadas por músicos profissionais. Sua característica principal é o sustain, conseguido em grande parte pelo design construtivo do instrumento. O braço é feito em uma peça única de madeira que se estende ao longo do corpo e é colado a este. Cavas recebem os componentes como ponte, captadores e fiação elétrica. As cordas, inseridas na ponte com desenho exclusivo, pela parte da frente do instrumento. Outra inovação foi o “PAF Humbucker”, captador de bobina dupla que tinha um nível de ruído bem inferior aos demais modelos “single coil” fabricados até então.

As guitarras Gibson Les Paul se distinguem ainda pela qualidade do acabamento, pintura, vernizes e filetes fazem desses modelos verdadeiras joias impecáveis. São instrumentos pesados, se comparados a outras marcas e modelos.

Gibson Les Paul Standard

Entre os guitarristas que usaram e usam a Gibson Les Paul estão lendas como Jimmy Page (Led Zeppelin), Jeff Beck, Duane Allman (Allman Brothers Band) e George Harrison (Beatles).

Guitarras Gibson Les Paul – Modelos Copiados

Esses modelos foram e ainda são copiados em vários lugares do mundo mas nada como as Gibson originais, feitas nos Estados Unidos. O modelo Custom foi lançado a partir de 1954, com novo desenho da ponte “tune-o-matic” e equipada com o “humbucker PAF”. Posteriormente foi lançado um modelo com 03 captadores e chave de 3 posições.

O design básico da Gibson Les Paul permanece o mesmo, apesar de inúmeros lançamentos nos anos seguintes a sua aparição, como a Les Paul Studio, Goldtop e Standard, com inovações também no acabamento sunburst e tigrado.

Gibson Les Paul Goldtop

Captadores de bobina única foram incorporados ao modelo de 1952. A ponte trapezoidal e cordal. Nesses modelos foram usados mogno e maple, para equilibrar a questão do peso na guitarra. A partir de 1952 a Gibson inseriu os números de série em seus instrumentos. Outra novidade era o braço colado ao corpo. Mas a fabricação não era muito uniforme nessa época e existem guitarras diferentes, sem um padrão específico. A Goldtop foi fabricada também com captadores P90 pretos.

Gibson Les Paul Custom 

A partir de 1954, a Gibson lançou a Custom. A Black Beauty, como ficou conhecida a guitarra preta e tinha mogno no topo. Trazia ainda como novidade, a ponte tune-o-matic. Os captadores com lica de alnico e magnésio, modelos conhecidos como P-480. Só em 1957 surgiram os captadores conhecidos como PAF e vinham em número de 3. Isso pode ter sido uma resposta aos 3 captadores da Fender Stratocaster. A partir de 1961, é lançada a Gibson SG, também com 3 captadores.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This