Clássico do Design

As guitarras Fender Stratocaster foram lançadas em 1954 e se consolidaram como clássicos do design, caindo na preferência dos músicos de todo o mundo. Entre as inovações do modelo, estava o corpo anatômico com recorte que permite apoio do antebraço direito do músico. Recorte duplo para amplo acesso a parte aguda da escala, chave seletora para os três captadores single coil, permitindo a mixagem entre eles. Posteriormente a Fender lançou modelos com captadores duplos “humbucking”. A Strato tinha ainda um tremolo na ponte, que permitia efeitos de vibrato inéditos.

O design da guitarra Fender Stratocaster permanece inalterado até os dias de hoje. O modelo faz parte da história da música. Foi e ainda é usada pela maioria dos músicos profissionais e amadores ao redor do mundo.

Guitarra Fender Stratocaster Sunburst

Fender Stratocaster – Um clássico do design de guitarras.

Leo Fender, o criador dos modelos clássicos da Fender, percebeu as vantagens de um modelo de corpo sólido, em oposição as acústicas em uso em sua época. Com o corpo parafusado ao braço, agilizou o processo de construção dos modelos Telecaster e posteriormente Stratocaster.

A Revolução da Fender Stratocaster

A Fender Stratocaster foi protagonista de uma revolução na música popular a nível mundial. Os instrumentos elétricos de Leo Fender permitiram que grupos pequenos tivessem a potência de uma orquestra.

Entre os músicos famosos que usam ou usaram o modelo estão Jimi Hendrix, Keith Richards, Steve Ray Vaugham, Robin Trower, Eric Clapton e Rory Gallagher.

Os modelos feitos nos Estados Unidos são bem mais caros que os fabricados pela marca em outros países como o México, Taiwan e China.

Mesmo um modelo caro e consolidado deve ser analisado com cautela quando da compra. É comum que a madeira trabalhe por conta da variação da umidade e do clima. Considerando que a maioria delas viajam de um continente a outro, é bom fazer um exame cuidadoso. Verifique as condições do braço, trastes e ação do instrumento.

Normalmente uma boa regulagem resolve. Se você ainda não tem experiência suficiente para detectar essas mudanças é bom levar um músico até a loja para testar o instrumento na hora da compra.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This