O Projeto Pioneiro da Guitarra Fender Telecaster

A guitarra Fender Telecaster, projeto do designer e construtor Leo Fender foi lançada em 1951, inicialmente recebia o nome de Broadcaster. A tele, como ficou conhecida entre os músicos trazia linhas simples e funcionais e pouco mudou desde o seu lançamento. É um dos modelos mais populares da Fender.

Instrumento de formas elegantes e design utilitário, projeto simples e eficaz com braço parafusado ao corpo. A Telecaster fez sucesso imediatamente como a primeira guitarra de corpo sólido produzida comercialmente. O braço e escala são uma única peça em maple parafusada a um corpo de Alder. Essas madeiras disponíveis nos EUA para esse tipo de trabalho. Seu recorte na parte de baixo do corpo (cutaway) possibilitava ao acesso às notas mais agudas da escala. Isso foi uma inovação incorporada também nos modelos lançados posteriormente pela Fender.

Guitarra Fender Telecaster Preta

Fender Broadcaster

A tele originalmente vinha com dois captadores simples “single coil”, um na ponte e outro próximo ao braço. Tinha chave de 3 posições que podia mixar o som dos captadores. Customizações posteriores possibilitaram a instalação de captadores duplos “humbucking”. Uma chave seletora que podia reverter o captador para “single coil”, além de circuitos ativos, multiplicando a possibilidade de timbres do instrumento. O primeiro modelo lançado em 1951 se chamava Broadcaster.

O headstock (mão) da guitarra Fender Telecaster possui um desenho de linhas leves que se tornou uma de suas marcas registradas. O conjunto de linhas suaves do instrumento seu aspecto prático e utilitário permanece inalterado. O modelo é um dos grandes hits de vendas da marca.

O escudo recebia o captador da ponte e dava acesso à parte elétrica do instrumento, através de parafusos fixados no corpo. Outra inovação que a tele trazia era a ponte com carrinhos reguláveis, dois a dois. Isso possibilitava uma entonação mais precisa e regulagem da altura das cordas em relação aos trastes.

Originalmente, a Fender Telecaster trazia o parafuso para ajuste do braço (tirante) na extremidade que se fixava ao corpo, sendo necessário a remoção do braço do instrumento para o ajuste. Posteriormente o tirante foi invertido, ficando logo após a pestana e a chave agora pode ser inserida através do headstock.

Guitarra Fender Telecaster Creme

Os modelos iniciais vinham com 21 trastes, posteriormente também houve uma mudança para 22 trastes. Houve ainda pequenas mudanças no desenho das tarraxas, apesar dos modelos originais de tarraxas ainda serem produzidos até hoje.

Popularidade da Fender Telecaster

As guitarras Fender Telecaster foram e ainda são usadas por uma infinidade de estrelas da música em todo o mundo, incluindo Keith Richards, Roy Buchanan, Chrissie Hynde (Pretenders), David Gilmour  (Pink Floyd), U2, Ed Bickert, Albert Collins, Bob Dylan, Ted Greene, Steve Howe (Yes) e Bruce Springsteen, só para citar alguns.

Existe um distribuidor Fender oficial no Brasil que fornece as guitarras da marca para alguns lojistas. Porque não encontramos guitarras Fender em todas as lojas? Por que esse importador tem uma política de cotas e a adesão de novos revendedores é restrita. Isso impossibilita o cadastro de pequenos lojistas com capital de giro limitado e baixo volume de vendas.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This