Verniz Goma Laca ou Asa de Barata

O acabamento mais antigo que se tem notícia é o Verniz Goma Laca, feita a partir da secreção de um inseto oriental, cujo nome científico é Coccus Lacca. O inseto deixa secreções nos galhos das Figueiras da Índia. A resina é posteriormente recolhida e purificada. Esse acabamento foi encontrado em móveis antigos, incluindo sarcófagos egípcios e cerâmicas chinesas. O material, também conhecido como asa de barata, tem características diferentes dos outros vernizes, por ser orgânico.

Verniz Goma Laca em FlocosPreparo do Verniz Goma Laca

Seu preparo é feito colocando os flocos de molho em álcool absoluto 90º ou mais. O álcool misturado com água que é vendido em supermercados não é adequado. Uma alternativa é o Etanol combustível. Uma medida básica é um litro de álcool para cada 100g de flocos. Pode ser preparado simplesmente cobrindo a quantidade de flocos colocada em um vidro ou garrafa plástica com álcool. Sacudir bem o vidro, hermeticamente fechado e deixar curar por uma noite, coando no dia seguinte com um pano, antes de aplicar. Maior ou menor quantidade de flocos no álcool vai produzir um verniz mais ou menos denso. Retire do frasco a quantidade que irá aplicar e feche o vidro imediatamente pois o álcool volatiza muito rápido.

Aplicação

Pode ser aplicada a spray, tendo o cuidado de coar a substância antes de colocar na pistola, e pincéis. A forma antiga de aplicação, ainda muito usada é a boneca. A boneca é um bolo de pano ou estopa que é embebido no verniz e esfregado na madeira. Para fazer a boneca, molde uma bola de algodão ou estopa suficiente para  encher a mão. Embrulhe essa bola em dois ou três panos de camiseta, amarrando a extremidade da bola de pano. Sucessivas aplicações são feitas até que o acabamento fique conforme o desejado.

naturalbodyUm dos segredos da aplicação com a boneca é nunca deixá-la parada sobre a madeira do instrumento. Passe a boneca entrando e saindo da madeira suavemente em movimentos constantes. Se deixar a boneca parada em cima da madeira ela produzirá uma mancha. Não aplique a segunda camada antes da primeira estar completamente seca. Entre a aplicação das camadas, pode ser passada uma lixa fina (400 ou mais), dependendo do acabamento que se pretende.

Verniz Orgânico e Natural

Esse acabamento natural foi e é amplamente utilizado em instrumentos musicais, especialmente instrumentos acústicos como violões, violinos, violoncelos, baixos acústicos e pianos. Por ser um verniz orgânico e natural, não interfere na vibração da madeira do instrumento.

Violão com acabamento em Verniz Goma LacaAlguns luthiers aplicam uma camada de óleo de linhaça na peça antes de aplicar o verniz natural. Pode também ser feito tingimento da madeira antes da aplicação do verniz. Para refazer velhos vernizes, não retire a camada antiga, a goma laca dilui e corrige imperfeições quando é aplicada por cima da velha camada.

Características

É um verniz durável e flexível mas não é a prova d’água, nem de calor. Não tem a durabilidade e resistência dos vernizes sintéticos, embora ainda seja muito usado para acabamento em instrumentos musicais. Produz um acabamento mais natural, os veios da madeira ficam mais visíveis. O verniz natural permite correções, reparando arranhões e o brilho, sem alterar as características da madeira envernizada.

Pode ser aplicado sobre bases sintéticas, como seladora ou poliuretano e óleo de linhaça, além de permitir aplicação de camadas sobre vernizes antigos, sem a necessidade da remoção do acabamento original.

Uma vantagem do verniz natural sobre os outros produtos é sua baixa toxidade. É bem menos agressivo ao meio ambiente se comparado a vernizes sintéticos, que tem como diluentes thinner ou aguarraz.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This