G&L: O Retorno de Leo Fender

Leo Fender, juntamente com George Fullerton e Dale Hyatt, fundaram a G & L Musical Instruments na década de 1970. Os modelos da G & L vinham com as consolidadas características das Fender originais mais as inovações e tecnologias modernas incorporadas. E o mais importante, desenhos exclusivos de Leo Fender, feitos para os músicos mais exigentes.
Leo Fender é considerado o pai da música moderna, seus desenhos feitos no meio do século passado se consolidaram como instrumentos clássicos de sucesso entre os músicos do mundo inteiro.

O designer e construtor de instrumentos musicais Leo Fender, é o criador das guitarras clássicas Stratocaster e Telecaster. Leo criou a Fender Musical Instruments, no final dos anos 1940, e a vendeu para a para a CBS, no ano de 1965. Leo Fender passou algum tempo se recuperando de problemas de saúde, antes de fundar a G & L.

G & L com as características da Broadcaster

Inovações

Entre as inovações dos modelos da G & L, introduzidas por Leo Fender estão os captadores com imã cerâmico e pinos ajustáveis de ferro, substituindo os tradicionalmente feitos de Alnico. Isso possibilitou um timbre diferenciado de alta fidelidade, muito apreciado pelos músicos profissionais.

Plek Pro, máquina para fazer guitarrasPonte com vibrato fixada em três pontos de sustentação, o que produz uma afinação mais estável. Os carrinhos dessa ponte da G&L são presos também por um parafuso extra que evita oscilação.

As guitarras G & L possuíam ainda um mecanismo exclusivo de inclinação do braço do instrumento que foi posteriormente deixado de lado e não é mais fabricado nos modelos atuais.

O desenho e colagem do braço originais também foram modificados com a modernização da fábrica que utiliza agora máquinas modernas para cortes calibrados.

Plek Pro

A G & L utiliza o Plek Pro. Essa máquina faz micro cortes calibrados por computador. Possibilita cortes em pestanas de acordo com a espessura de cada corda e cortes exatos para inserção de trastes. Calibra e entona eletronicamente instrumentos com velocidade de linha de montagem. Essa calibragem proporciona uma ação excepcional. Instrumentos macios e super afinados.

O Plek Pro foi desenvolvido para fábricas de instrumentos musicais, combina softer de alta tecnologia com maquinário que executa o serviço necessário no instrumento como inserção de trastes e calibre do ângulo de inserção da corda em relação ao traste e ao braço.

Outro modelo parecido com a Telecaster, da G & L

Músicos e Modelos

Entre os músicos que usaram e usam os instrumentos desenhados por Leo Fender e fabricados pela G & L estão o baixista Kenny Aaronson (New York Dolls), Joey Allen (Warrant), Craig Bartok (Heart), Kevin Brandon (Aretha Franklin e James Brown), Jonathan Cain (Journey) e John Carin (Roger Waters).

Principais modelos de guitarras fabricados pela G & L: ASAT Classic, Special, Bluesboy, Comanche, Broadcaster (originalmente desenhada por Leo Fender e lançada em 1949, no início da Fender Musical Instruments, mudou de nome para Telecaster, modelo que é comercializado até hoje pela Fender), Invader, Legay e Rampage.

Alguns desses modelos já estão fora de linha ou foram substituídos. São instrumentos de alta qualidade e tem boa cotação no mercado. Leo Fender faleceu em março de 1991, a companhia G&L agora é administrada pela BBE Sound.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This