Fender Jazz Bass, Um Baixo Versátil

O Fender Jazz Bass  foi lançado em 1960, a partir do design básico do Precision Bass de Leo Fender. Esse novo modelo veio com captadores duplos e som mais impactante. Tinha braço fino e corpo esguio e anatômico, caindo rapidamente no gosto dos baixistas. O timbre de seus captadores duplos com ênfase nos tons médios e brilhantes. Botões de volume e tom para cada captador. Posteriormente foram introduzidos botões push-pull para seleção em série ou paralelo.

Com o segmento das guitarras de corpo sólido em expansão, a Fender desenvolveu o projeto do Fender Jazz Bass ainda em 1959. Foi feito para o público profissional e os grandes músicos de jazz. O headstock era um pouco maior que o do Precision, a intenção era produzir uma sonoridade de baixo acústico.

Fender Jazz Bass Preto

Design Avançado

A ergonomia do Jazz Bass o colocou no patamar de melhor instrumento disponível em sua época, sendo objeto de desejo da maioria dos baixistas. Foi com um Fender Jazz Bass que o baixista Larry Graham criou a técnica do slap. O slap se popularizou entre os baixistas atuantes no jazz e no funk.

Paul McCartney apareceu com um Jazz Bass nas gravações do “White Album” dos Beatles. Ajudou a consolidar o instrumento como o preferido de muitos baixistas atuantes em vários estilos musicais.

Mudanças no Braço, Escala e Circuito Elétrico

O Fender Jazz Bass original tem escala com 87 cms de comprimento, com espessura do braço de 3,8 cm, um pouco mais fino que o Precision. Outra característica do Fender Jazz Bass é o pré-amplificador embutido, proporcionando uma gama maior de tons. Atualmente são fabricados com corpo em alder e braço em maple e escala em maple ou jacarandá.

Fender Jazz Bass Natural

Limpo, vibrante e sonoramente versátil são os termos associados ao Fender Jazz Bass por sua tecnologia moderna e design clássico com todos os elementos essenciais.

Recentemente, a Fender lançou o Fender Jazz Bass American Special com acabamento customizado e circuito de tone Fender Greasebucket. Esse circuito retira os agudos mantendo a definição dos graves. Possui ainda trastes médium jumbo, tarraxas standard e ponte standard vintage.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This