Escolha uma Página

Como Trocar as Cordas da Guitarra

Seu instrumento não pega afinação, o som está abafado, sem brilho? Hora de trocar as cordas da guitarra. Nem todos tem ouvido ou consegue detectar algumas frequências. Caso tenha dificuldade para afinar o seu instrumento, pode fazer uso de uma das inúmeras marcas de afinadores eletrônicos disponíveis. Hoje esses afinadores custam pouco e permitem uma rápida conferida na afinação de sua guitarra. Os afinadores detectam uma corda que não está pegando afinação. O afinador oscila entre uma nota e outra e não estaciona onde deveria, independente da calibragem feita nas tarraxas? Isso acontece quando as cordas estão velhas e oxidadas.

Cordas da Guitarra

Os metais usados na fabricação das cordas da guitarra sofrem com a ação da química presente no corpo humano, através das mãos. O suor oxida rapidamente as cordas. Outro fator de oxidação é a umidade. As mãos devem estar bem secas ao tocar nas cordas da guitarra. Proteja suas cordas da umidade para que tenham uma maior vida útil.

Para a retirada da umidade das cordas, o guitarrista deve ter dentro de sua bag ou case, flanelas limpas e secas. Após cada ação, uma limpeza corda a corda ajuda a manter seu instrumento com um som equilibrado e brilhante.

Corda da guitarra em zoom

Cordas Importadas

A grande maioria dos guitarristas usam cordas importadas em seus instrumentos. A marca D’addario, calibre 009 ou 010 são as mais vendidas. A 010 é mais firme, sendo usada pela maioria dos profissionais. Outras marcas bastante usadas são Ernie Ball, Dean Markley e Elixir.

Estamos falando de marcas americanas consolidadas. Cordas de guitarra devem ser compradas em seu fornecedor ou loja, um lugar que revenda as marcas originais. Infelizmente essas cordas estão sendo falsificadas e dá para perceber pelo preço. Custam bem menos. Um ouvido mais apurado vai detectar rapidamente que a corda da guitarra não tem o brilho da original, a afinação não é tão boa e o timbre é diferente. Pague pra ver e teste você mesmo.

Modelos de cordas para guitarra

Na faixa mais popular, algumas lojas vendem cordas asiáticas de baixo custo. Não citaremos marcas pois existem muitas, com respostas muito semelhantes. Existem também marcas americanas fabricadas na Ásia, com o Made in USA estampado na embalagem. Teste e compare. Tem sua aplicação em instrumentos mais populares, usados por iniciantes que com o desenvolvimento, naturalmente, irão procurar um material de melhor qualidade.

Limpeza das Partes Metálicas

Ao trocar cordas, faça uma limpeza na escala e em todo o seu instrumento, usando um produto adequado. De preferência, um produto que não ataque o verniz ou o metal dos trastes e partes metálicas. Limpe capas de captadores, pontes, knobs e tarraxas. A limpeza dos metais do instrumento deve ser feita periodicamente. O mesmo suor que oxida as cordas, também oxida outras partes metálicas.

Prenda a ponta da corda na tarraxa passando duas vezes pelo buraco e dobrando a pontinha. Use um pequeno alicate, para não furar o dedo. Esse procedimento irá proporcionar uma afinação mais estável. A corda “volta” depois de afinada, quando ainda está havendo o ajuste da tensão. Reajustando a afinação nas tarraxas, depois de algum tempo, irá estacionar.

Cordas da guitarra presas às tarraxas

Confira a afinação antes de qualquer ação. A madeira do instrumento trabalha com a variação de temperatura e umidade, causando tensão ou relaxamento da corda. Quando houver uma mudança no calibre da corda usada, poderá haver um ajuste pelo braço. Se a mudança for por um calibre mais pesado, a tensão no braço irá aumentar, podendo provocar um ligeiro arco, dependendo do estado e regulagem do tirante. Um pequeno ajuste com a chave adequada pode ser feito rapidamente no braço de seu instrumento afinado. Veja como fazer uma regulagem em todos os itens na matéria Aprendendo a Regular Sua Guitarra.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This