Um Circuito Clássico

Iniciamos a publicação de circuitos elétricos de guitarras, baixos e violões. O primeiro desenho produzido por nosso studio é o circuito Stratocaster. Esse circuito tem 3 captadores de bobina simples (single coil) e chave seletora de 5 posições. A chave de 5 posições permite a ligação dos captadores individualmente e também a mixagem de dois em dois.

Esse circuito clássico da Stratocaster é montado com 3 captadores single coil, chave seletora de 5 posições, dois potenciômetros de tonalidade e um de volume. É usado em várias guitarras produzidas pela Fender e outros fabricantes. O modelo da Strato é bastante popular e copiado pelos quatro cantos do mundo.

Jimi Hendrix, Eric Clapton e Jeff Beck, são alguns dos guitarristas que usavam e ainda usam esse modelo da Fender Stratocaster com 3 captadores single coil.

Desenho do Circuito Stratocaster

Qualidade do Circuito Stratocaster

Não é uma boa ideia economizar nos componentes dos circuitos elétricos. Pelo contrário, compre os melhores componentes disponíveis pois o custo é baixo e o resultado é perceptível ao ligar o instrumento no amplificador.

Outro item importante é a qualidade da solda. Faça a solda com cuidado, limpe ou lixe os terminais para retirada de oxidações e lubrificantes. Use o fluxo para uma melhor aderência da solda ao terminal. Pode usar também o sugador, para uma solda sem excessos. Evite qualquer tipo de interferência ou mau contato na parte elétrica de sua guitarra, baixo ou violão.

Isole a Cava do Circuito Stratocaster

Outra recomendação importante é com relação ao isolamento da cava do circuito, no corpo da guitarra. Alguns fabricantes usam papel alumínio, outros folha de cobre, específica para isolamento de circuitos elétricos. Esses materiais são encontrados no mercado nacional e também em sites que vendem componentes e insumos para eletrônica.

Isolamento da Cava do Circuito Stratocaster

Potenciômetros e Capacitores

Muito comum em instrumentos mais antigos a oxidação de componentes do circuito elétrico. É necessário uma revisão periódica, limpeza ou substituição desses componentes. Peças como o Jack e potenciômetros do circuito stratocaster são normalmente substituídos quando desgastam ou oxidam, produzindo ruído ao serem manipulados.

Potenciômetros são resistores variáveis, com valores entre 250k e 1mg. O capacitor é usado no circuito para o controle de tonalidade e tem valores entre .02 a .047 mfd (abreviação de microfarad).

As guitarras Fender geralmente vem com potenciômetros de 250k e capacitores .02 mfd em todo o circuito. Já as Gibson usam potenciômetros de 500k e capacitores .047 para a tonalidade do captador do braço e .02 para a tonalidade do captador da ponte.

Fender Stratocaster

Captadores

Captadores podem ser de bobina simples (single coil) ou de bobina dupla (humbucker). Normalmente os captadores de bobina dupla são mais largos, aparecendo duas fileiras de polos. Existem também captadores com aparência de single que na verdade são humbuckers, com enrolamento duplo em seu interior.

Fábricas de captadores como a DiMarzio, EMG e Seymour Duncan produzem os modelos clássicos e também uma grande variedade de modelos com timbres específicos. Substituir o captador é relativamente simples, basta retirar os parafusos do escudo para ter acesso à parte elétrica, nas guitarras que tem escudo. Nos modelos onde o captador é inserido direto no corpo do instrumento o procedimento é o mesmo.

Para aqueles que não se interessam ou não tem tempo, a opção é revisar o instrumento com um luthier qualificado. Existem bons profissionais trabalhando nas cidades brasileiras. Localize o luthier atuante em sua cidade para fazer sua revisão.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This